Designação do projeto | TRAÇOS INSTANTÂNEOS – GLOBAL 3D
Código do projeto | POCI-02-0752-FEDER-020789
Objetivo principal | REFORÇAR A COMPETITIVIDADE DAS PME
Região de intervenção | CENTRO
Entidade beneficiária | TRAÇOS INSTANTÂNEOS, LDA.
Data de aprovação | 06-09-2016
Data de início | 01-10-2016
Data de conclusão | 30-09-2018 com prorrogação até 30-09-2019
Investimento total | 603.155,04 euros
Custo total elegível | 587.129,38 euros
Apoio financeiro da União Europeia | 264.208,22 euros
Apoio financeiro público nacional/regional | Não aplicável
Objetivos:
A TRAÇOS tem por objetivo ser uma empresa de referência internacional na especialização em visualização 3D para arquitetura e design, dando vida ao imaginário vs desenho da realidade, inspirada pelo desenvolvimento de novas tecnologias.
Atividades:
A atividade da TRAÇOS consiste na produção de imagens/filmes 3D de elevada qualidade e projetos tridimensionais de arquitetura, de design industrial e de interiores, essencialmente para o sector imobiliário.
Resultados esperados/atingidos:
O presente Projeto de Internacionalização permitiu à TRAÇOS promover a sua atividade no mercado externo através da participação em feiras, viagens de promoção e prospeção e da realização e implementação de estratégias de marketing.
A promoção da atividade da empresa a nível internacional permitiu angariar um maior número de clientes ao promover a sua oferta além-fronteiras.
Descrição do projeto, com eventual monitorização do nível de execução:
O projeto desenvolvido pela TRAÇOS baseou-se nos seguintes objetivos estratégicos:
- Aumento das margens de negócio através da criação de canais de distribuição diretamente ao cliente final;
- Assegurar uma rentabilidade acima do sector, que permitiu aumentar sistematicamente o grau de competitividade da empresa;
- Diversificação do peso do volume de negócios por mercado através da angariação de alguns mercados de referência: Angola, Moçambique, Emirates Arabes Unidos e Espanha.
- Desencadeamento de ações de internacionalização da empresa (por via de ações promocionais nos mercados externos);
- Racionalização dos custos operacionais, com o intuito de melhorar os indicadores de eficiência operacional da empresa;
- Adequação da estrutura de capitais próprios para financiar o desenvolvimento do negócio, que permitiu à empresa apresentar uma adequada estrutura de financiamento, com vista à redução do risco financeiro;
- Ampliação da aplicação dos serviços da Wondering, de forma a potenciar o know-how adquirido e aproveitar novas oportunidades de desenvolvimento de negócios de valor acrescentado.
A seleção dos mercados internacionais revelou-se interessante por este tipo de serviço ser inexistente ou pouco explorado nos mercados Angolano e Moçambicano, logo, os países selecionados aportam potencial vs metodologias de funcionamento similares a Portugal. No caso dos Emirates Arabes Unidos a aposta foi estratégica, dado ser um mercado amadurecido, porém, as soluções concorrentes revelavam não ser tão abrangentes com a da Wondering e não concorriam dentro da mesma área de preço.
O projeto encontra-se executado em 81,06%.